Definimos podcast como um bate papo interativo gravado e/ou transmitido ao vivo por uma ou mais pessoas. Faz parte do desenvolvimento técnico do rádio e dos hábitos de consumo de cultura do ser humano ao longo do tempo.
Neste sentido, a forma como consumimos produtos audiovisuais no último século passou por um processo de miniaturização passando das apresentações ao vivo, programas de rádio, discos de vinil, computadores, fitas cassetes, compact discs, discmans , formato de áudio mp3/mp4, Ipod/mp3 player, desenvolvimento da internet, computadores celulares.

Em uma definição clássica podcast pode ser entendido como “um processo mediático que emerge a partir da publicação de arquivos de áudio na internet” (PRIMO, 2005, p. 17). Outro ponto para se destacar é que o que o formato podcast não está vinculado apenas a tecnologias de áudio e vídeo, mas de oralidade.
Desta forma é um “modo de produção/disseminação livre de programas distribuídos sob demanda e focados na reprodução de oralidade, também podendo veicular músicas/sons” (FREIRE, 2013, p. 47).
O surgimento do podcast está ligado aos blogs (plataforma para criar sites) surgida no final dos anos 90. Uma outra ferramenta desenvolvida que contribuiu esse processo foi o RSS desenvolvido por Dave Winer.
O que era o RSS? Era uma extensão que você instalava no seu navegador e recebia atualizações de postagens dos blogs que o usuário cadastrava. Com o surgimento do Ipod desenvolvido pela empresa Apple, os criadores de conteúdos digitais começaram a disponibilizarem em seus blogs áudios gravados para download.
Em 2003 o ex-VJ da MTV, Adam Curry foi o pioneiro em produção do formato podcast. O jornalista Ben Hammersley responsável por criar o termo em um artigo para o jornal The Guardian em 2004. A palavra podcast une Ipod com broadcast. Assim, os usuários faziam download dessa nova mídia digital e escutavam em seus aparelhos eletrônicos.
Com o avanço da internet, redes sociais e os celulares o podcast se populariza e ganha novos formatos, passando do áudio para o audiovisual.
Referências bibliográficas:
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Para além da emissão sonora: as interacçõesno podcasting. Intertexto, Porto Alegre, n. 13, 2005.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Conceito educativo de Podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias, Lisboa, v. 6, n. 1, p. 35-51, 2013.